Contan Assessoria Contábil e Empresarial


Fiagro: conheça os fundos de investimento do agronegócio

  • 23/09/2021



     

    Fiagro: conheça os fundos de investimento do agronegócio

     

    A agronomia é um dos principais alicerces da economia do país, que é o terceiro maior produtor agrícola do mundo e para incentivar ainda mais este setor foram criados Os Fundos de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais, mais conhecido como Fiagro.

    O fundo lançado em agosto deste ano é um das formas criadas para impulsionar o agronegócio e ajudar na captação de investimentos, e seus produtos já estão disponíveis para negociação na Bolsa de Valores.

    O Brasil é líder mundial na exportação de café, soja e açúcar e de acordo com dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a produção de grãos cresceu mais de seis vezes entre 1975 e 2017, graças à aceleração da produtividade com investimentos no setor.

    Ainda assim, segundo a Frente Parlamentar da Agropecuária, será necessário mais R$700 bi para aprimorar e melhorar o agronegócio do país. Devido essa necessidade o Fiagro foi criado.

    Fiagro

    O fundo foi criado pela Lei N° 14.130 de março de 2021 como um tipo de investimento, que terá seus recursos captados direcionados a ativos relacionados ao setor agroindustrial, que abrange desde propriedades rurais até atividades integrantes da cadeia produtiva.

    Para fazer parte do Fiagro, o gestor deve decidir como investir seus valores, de acordo com a política do regulamento do programa, adquirindo cotas relacionadas aos ativos permitidos, que somadas representam o patrimônio daquele investidor.

    A negociação pode ser feita por pessoas físicas e jurídicas na Bolsa de Valores.

    Fonte: Portal www.contabeis.com.br


Fique por dentro das notícias on-line

Veja todas as notícias on-line
Subir ao topo